Ícone Marzarotto - Vinhos e Espumantes Ícone Marzarotto - Vinhos e Espumantes Seja bem-vindo!

Você tem mais de

18 anos? Ao acessar nosso site você declara que tem mais de 18 anos.

Pleno Peverella, um vinho para honrar o passado e brindar o futuro

Um dos lançamentos da Marzarotto Vinhos e Espumantes é um novo integrante de presença para a Linha Pleno. O Peverella chegou na safra 2021 cheio de histórias para contar e um destaque muito especial. Uniu em garrafa um resgate desta que foi a primeira variedade branca vinífera a desembarcar no Brasil com os imigrantes italianos e uma forma moderna de cultivar uvas, o vineyard protected ou vinhedo protegido.

Mas antes de contar a história deste vinho, vamos falar sobre suas características. O Pleno Peverella tem visual em taça límpido e brilhante. Sua coloração é amarelo palha. Em nariz, um vinho de aroma muito elegante e envolvente, que lembra melão, pera e flores brancas. Com a evolução em taça, surge ainda mel. No paladar, notas de frutas amarelas, que harmonizam perfeitamente com sua acidez e sensação picante sutil, característica da sua uva.

É elaborado com uvas protegidas plantadas na Serra Gaúcha, mais especificamente em Flores da Cunha, em área que recentemente recebeu a Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. Pode ser degustado com carnes brancas e frutos do mar, bem como molhos brancos e queijos leves.

Uma pimenta entre as uvas
Vinda do Norte da Itália, a Peverella foi a primeira variedade branca de vitis vinífera a desembarcar no Brasil, junto com os imigrantes italianos no final do século XIX. Tornou-se a principal variedade vinífera branca cultivada no Rio Grande do Sul, mantendo-se em posição de destaque até meados dos anos 1970. Foi nesta época que a chegada de outras variedades viníferas, impulsionadas pela força do marketing dos vinhos do Novo Mundo, fez com que a Peverella fosse praticamente extinta. 

Até hoje existem pouquíssimos hectares de vinhedos da casta e com isso ela se tornou uma uva única do Sul, uma vez que outros locais perderam completamente seu cultivo – inclusive a Itália. É uma variedade de uva de valor histórico para a região, de resistência, resiliência e identidade únicas.

O nome Peverella vem de pevero, que no dialeto vêneto, significa pimenta. A característica está na casca da uva, que possui pequenas pintas escuras que lembram pimenta preta, além de um toque picante do vinho ao paladar, garantindo uma tipicidade única e caráter varietal inconfundível.

Cultivo protegido para uma uva de personalidade
O clima é um dos principais fatores que conferem qualidade a uma safra. Mas vêm do clima também as adversidades que dizimam uvas e vinhedos. Por isso o cultivo protegido ganha cada vez mais espaço nas últimas décadas, conferindo mais qualidade às uvas – e consequentemente aos vinhos.

O cultivo protegido de videira utiliza cobertura plástica impermeável, tendo como principal função o controle de danos por adversidades climáticas sobre a produção e a maturação das uvas. Este método de proteção de uvas melhora ainda a qualidade do fruto e reduz em até 70% o uso de fungicidas, trazendo benefícios para o consumidor e para o meio ambiente. 

Uma uva com a Peverella encontra neste cuidado condições para alcançar sua máxima produção e qualidade. Uma variedade bem adaptada à região, com bom rendimento e resistência a doenças. Um casamento que, em taça, é surpreendente e marcante.

Compartilhar: